Paraty fez de Ana cozinheira e alma do restaurante Banana da Terra. Nasceu chef bem ali, à beira mar, pelas curvas do Caminho do Ouro. Ponto de partida? Praia do Cachadaço.

Se, aos 17 anos, já flertava com a economia criativa em Trindade (RJ), o que pode essa Ana múltipla hoje? Bem. Se “o que não tem limites não existe” (Alberto Caieiro), Ana os conhece, supera e reinventa. É múltipla. Ana Cíclica.

Mulher, mãe, cozinheira, escritora. Gestora! É a Ana do Banana. Ana Bueno é caiçara – o mar lhe corre pelas veias e fisga os sentidos. Se revolver os documentos “oficiais”, porém, verá que Ana nasceu em São José dos Campos (SP). Detalhe geográfico para quem conjuga fronteiras - e as emprata.

Ana reúne gente de todos os cantos e mistura, sem cerimônia. Além de capitanear o Restaurante Banana da Terra e os eventos do bufê (ambos cartões de visitas de Paraty), é o mote e soma da Escola de Comer, um projeto educativo e multidisciplinar capaz de revolucionar a educação municipal e dividir/ distribuir conhecimento. Você pode ser um padrinho/ madrinha, aliás, dessa empreitada de cozinhar e multiplicar o comer, saiba mais!

Ana Bueno é do peixe, da banana e da farinha”, como documentado está. Navega por onde preciso for. Margeia em busca dos produtores da terra onde inventou seu cais. Quer saber mais sobre essa mestre (também) do sabor?

 

Sobre a gastronomia caiçara e contemporânea que encampa?  Tem mais de Ana aqui!

  • Facebook
  • Instagram
  • Trip Advisor ícone social

© 2020 Restaurante Banana da Terra